segunda-feira, 10 de setembro de 2012

TARÔ Arcanos Maiores / Louco ao Eremita




LOUCO (0 ou 22)
 

TARÔ DE MARSELHA
Um homem andarilho que caminha sem rumo, ele é estimulado a avançar pelo cão (que pode ser o amigo ou o inimigo).
Ele traz uma trouxa ás costas que representa todo seu conhecimento herdado, mas ainda não consciente.
Ele não se importa com o caminho e que vai cair no abismo.
O Louco está no início de sua viagem. É o nosso viajante, percorrendo o caminho da vida e tentando entender os seus mistérios.




TARÔ MITOLÓGICO
DIONISO
A águia é o pássaro de Zeus, o rei dos deuses, que protege o Louco no momento em que se prepara para mergulhar no desconhecido.
A caverna da qual o Louco surgiu é o passado, a massa obscura e indiferenciada da qual o início de um verdadeiro sentido individualidade está para tomar forma.
Os chifres de bode na fronte do Louco sugerem, tal como as peles de animais que veste, que ele seja como um jovem animal conduzido à vida por instinto, ainda inconsciente e sem compreensão.

 


TARÔ EGÍPCIO
O REGRESSO / 22
- Plano Espiritual: o eclipse: não sabe distinguir o real do ilusório, fim de um ciclo e começo de outro. Mudança de fase.
- Plano Mental: Ani, o personagem principal do “Livro dos Mortos”, saindo triunfante da “Casa da Luz”, tendo realizado o ritual de Iniciação dos Sacerdotes. Carregando ao seu poder suas conquistas. Está envolto com a “Pele de Leopardo”, vestimenta própria dos sacerdotes, simbolizando a conquista do status de adulto.

Representa a realização do trabalho de Copas, a implantação do jogo de personagens necessários para a manifestação dos dons desenvolvidos.
Na mão direita o cajado mostrando que ele tem seu rebanho e sua plantação, o resultado de Paus. Representando que ele conquistou as estruturas básicas no ciclo passado.
Na mão esquerda, a chave da Sabedoria (Cruz Ansata), mostrando que ele aprendeu tudo o que deveria.
O resultado do trabalho de Ouros, a consciência e o uso dos conhecimentos. Os planos se unem em torno da figura central.
Do Plano Material emerge o crocodilo, símbolo das forças subterrâneas dominadas. O crocodilo reúne toda a matéria prima a ser aperfeiçoada. Representa à conquista do trabalho de Espadas, a realização dos objetivos, a transformação dos dons.

- Figura de pé voltada para a direita: muito ativo, em movimento, buscando o futuro.
- Cruz Ansata: chave da vida, imortalidade.
- Bastão dos patriarcas: poder adquirido através do conhecimento.
- Pisa no crocodilo: pisa nos medos, arrisca-se.
- Plano Material: o crocodilo invade o Plano Mental; medos reais.


“Minha alma não entra em teu segredo, nem meu navio em teu porto”.



MAGO (1)








TARÔ DE MARSELHA

- É representado por um jovem em pé (ação), segurando com a mão esquerda um bastão (poder). O Louco percebeu que tinha todos os elementos para trabalhar e tornou-se um Mago.
- Ele está atrás de uma mesa (quadrado representa o material) onde encontramos os quatro elementos:

- Elemento Ar = faca ou espada (o pensamento, esforço, luta e dificuldade),
- Elemento Terra = moeda ou pentagrama (o trabalho e a concretização),
- Elemento Água = taça (as emoções, os relacionamentos e a boa sorte),
- Elemento Fogo = vara ou bastão (talento, impulso, criatividade).

- O chapéu (oito deitado) símbolo do infinito (lemniscata), que representa o conhecimento.

- O Nº 1 é a Suprema Unidade, o Absoluto. O Tudo. O começo de todas as coisas.A vontade criadora. O Mago é o principio de ação, material e mental. É aquele que não se pode dividir. 




TARÔ MITOLÓGICO
HERMES
O cálice representa o Cálice da Sorte, particularmente a sorte do amor, pois Hermes é um entendido nos casos do coração.
A espada representa o fio cortante da mente e o seu poder, dado a Hermes por seu pai, Zeus.
A sacola de pentáculos ou de moedas marca Hermes como o deus da boa sorte, patrono dos comerciantes e dos homens de negócios.
O caduceu é a varinha mágica de Hermes, enrolada por duas serpentes que representam todos os opostos: o bem e o mal, o macho e a fêmea, escuridão e luz.





TARÔ EGÍPCIO

Os olhos do pássaro Uatchet – significa o deus da evolução.
- Akenaton, curioso em descobrir os segredos da vida. É o filho do Faraó, por isto representa a essência divina (os Faraós eram considerados encarnação dos deuses). Tem na mão um bastão, o primeiro instrumento que vai ter que aprender a utilizar para provar que é um adulto.

O menino também representa a Aa, divindade de aparência infantil masculina, com trança egípcia, tendo o cetro representando o disco solar e o colar a meia lua.
Pode ser visto também como o deus Horus menino. Era representado com o dedo sobre os lábios, sendo lhe atribuído o silêncio, com referencia a sua lenda de ter sido criado escondido do deus Set.
- Dentro do cubo, o pássaro Íbis, símbolo do deus Thot, significa o início de um novo tempo, nascimento.

Sobre o cubo estão à moeda, a espada e o vaso que junto do bastão da mão do Mago formam os quatro elementos que o menino vai ter que aprender a usar para poder se inserir dentro do seu universo, que para nós significa o ambiente que vivemos.
- Estes objetos estão relacionados com os quatro naipes do Tarot.
• O Mago é o Senhor do próprio destino e tem o domínio sobre os quatro elementos do universo: Terra, Fogo, Água e Ar.

Moeda: Naipe de Ouros. O poder da Terra. Através da moeda, Akenaton terá que aprender a discernir o valor das suas capacidades e do conhecimento adquirido e saber canalizar o uso disto de acordo com o seu sentido de vida para obter o crescimento e o saber. Representa os talentos e concretização.
Bastão: Naipe de Paus. O poder do Fogo. Mostra a tarefa de criar estruturas básicas: estudo, sobrevivência, casa, estabilidade emocional. Com o bastão Akenaton conquista o cajado que aparece na carta 22 (O Louco). Representa a criatividade.
Vaso: Naipe de Copas. O poder da Água. Representa a tarefa do indivíduo de estabelecer papéis de acordo com seus dons para conquistar seu espaço dentro da sociedade. Com o vaso, Akenaton atinge a pele de leopardo, símbolo da maioridade e do sacerdócio. Representa as emoções e a boa sorte.

Espada: Naipe de Espadas. O poder do Ar. Utilizando-se da espada, o menino terá que desenvolver seus dons, promovendo sua realização, dominando o crocodilo, que representa as forças de manutenção do já estabelecido, do Arcano do Regresso (22). Representa desenvolvimento dos dons.


SACERDOTISA / PAPISA (2)



TARÔ DE MARSELHA

- Uma mulher sentada (presente, passividade), se alguém deseja aprender dever aprender assim.
- Ela segura um livro (conhecimento, sabedoria), onde registra os acontecimentos passados.
- Ela está entre dois pilares (a dúvida), representa a Lei dos Opostos. Identificar o bem e o mal.
- Sobre ela está o véu (intuição).




 
TARÔ MITOLÓGICO
PERSÉFONE
A romã é tanto a fruta dos mortos quanto do amor conjugal graças a sua multiplicidade de sementes. É por isso que o mundo oculto de Perséfone é fértil e repleto de um potencial criativo a ser desenvolvido.
As colunas branca e preta representam à dualidade própria do Submundo. Os impulsos potenciais, tanto criativos, quanto destrutivos, estão ocultos na escuridão do inconsciente.
O narciso que Perséfone colheu quando Hades a raptou era associado aos mortos por causa de sua pálida cor fantasmagórica e de seu desabrochar anual durante a época do inverno. 





TARÔ EGÍPCIO
- A deusa Ísis, invade o com suas coroas, e não há mais nenhum atributo. Na cabeça a cobra é o símbolo da iniciação, as coroas simbolizam os tronos do Egito: o Alto Médio e Baixo Egito.
Na mitologia a deusa Ísis era a Grande Mãe, a Sacerdotisa. Dotada do conhecimento e de poderes ocultos. Ao redor dela, a Coluna Djed e sua sombra. A coluna do esquerdo (passado) é a real, e a do lado direito (futuro) a sua sombra. Ressaltando as faculdades da deusa, a clarividente, a capacidade de ver o passado, o presente e o futuro.
Em uma mão ela tem o papiro do Livro dos Mortos, que é o símbolo da sabedoria humana. Na outra a chave do saber adquirido.

- A Coluna de Djed significa a reencarnação. Uma coluna colorida, representando o renascimento, e sua sombra, a coluna preta, as vidas passadas.



IMPERATRIZ (3)




TARÔ MARSELHA
- Uma mulher sentada (passividade), com o olhar para o futuro, na mão direita segura um escudo com uma águia, símbolo das alturas a que pode elevar-se o espírito (intuição), age mais sobre a imaginação do que sobre a realidade. A águia é também o símbolo da alma e da vida, do Espírito Santo. Simboliza a inteligência e a imaginação criativa.
- Na mão esquerda segura o certo, símbolo de sua autoridade. Neste cetro, existe um globo que representa o mundo, e a cruz a espiritualidade que deve dominar a matéria.





TARÔ MITOLÓGICO
DEMÉTER
A caída d’água sugere o fluxo de sentimento e de fertilidade do mundo de Deméter. Ela preside os rituais do casamento e abençoa os frutos dessa união.
O diadema de castelos e torres que Deméter porta na cabeça representa o seu domínio sobre o instinto de construir casas seguras de pedra e de madeira, lugares de segurança e de paz.
O colar de 12 pedras preciosas simboliza os 12 signos do zodíaco.
Como regente da natureza, Deméter governa o ciclo ordenado das estações e as leis do Cosmos.





TARÔ EGÍPCIO

- A aura da deusa Nefth invadindo o Plano Mental, são as dozes estrelas que representam o saber. A deusa Nefth está sentada num cubo geométrico, que é o símbolo das relações do produto cartesiano, que significa um momento de trabalho mental. Nas mãos da deusa o bastão, significa o poder sobre o corpo e a matéria. Ela conversa com o pássaro Uatchet, que é o deus da Evolução, representação dos Olhos de Rá, símbolo do espírito. Ela é a mente, a conexão entre o material e o espiritual.



IMPERADOR (4)




TARÔ MARSELHA

- Um homem sentado usando uma coroa, símbolo do poder.
- Segura na mão direita um cetro semelhante ao da Imperatriz que representa uma autoridade racional e lógica.
- A mão esquerda segura o cinto, dizendo que detém o controle tanto da natureza impulsiva como da instintiva.
- Homem = ativo
- Cetro = autoridade
- Coroa = poder
- Semi sentado = preocupação com o seu reino.
- O nº 4 = número par (passivo) = 4 verbos = saber, querer, calar e ousar.

- A Imperatriz se apresenta de frente e o Imperador de perfil.
- Seus traços são fortes.




 

TARÔ MITOLÓGICO

ZEUS
O raio é o símbolo de poder de Zeus, não somente razão de sua imponência, mas também porque ele ilumina o céu. Zeus é um deus de inspiração e de repentina visão criativa. O raio também simboliza a sua revelação da verdade. Zeus tem a sua morada nos picos montanhosos porque é um deus de alturas mentais e espirituais e a sua vontade eleva-se acima da sujeição do corpo e das limitações da natureza.
A águia é o emblema de Zeus por causa de sua agudez de visão e poder de alto vôo, acima de qualquer outro pássaro de rapina, ele também expressa o instinto agressivo e de conquista do deus.






TARÔ EGÍPCIO

• - Chapéu do faraó (baixo Egito): poder mostra a lei dos quatro:
• Homem - água - o saber
• Leão - fogo - o querer
• Touro - terra - o calar
• Águia - ar - o ousar


- Realização das coisas materiais, a obtenção do poder.
Um hieróglifo, que significa “obstáculos” e em cima um cajado.
Estão dentro de uma chapa, iguais as que eram colocadas nos sarcófagos, contando a história dos mortos. Esta se encontra no túmulo de Osíris, ela significa: O homem que transpôs os obstáculos. Ele ultrapassou a matéria.



PAPA / HIEROFANTE (5)




TARÔ DE MARSELHA

- Um homem sentado, um sábio, paciente e piedoso.
- O Papa está no centro, é o ponto de equilíbrio.
- O Papa é simbolizado pela estrela de cinco pontas, Pentagrama, é a quinta essência, a espiritualidade, que trabalha através da respiração, base dos processos vitais do organismo, também interpretada como a vida. No plano arquétipo, simboliza a Árvore do Conhecimento do Bem. É portador das verdades superiores.
- Representa a Lei e o Dever Moral.






TARÔ MITOLÓGICO

QUÍRON
A caverna, que é o templo de Quíron, é uma formação natural e não um lugar de veneração feito pelo homem, pois é somente por meio dos ensinamentos espirituais que a vida física cotidiana é validada.
Os dois pilares são aqueles do Templo do Conhecimento por meio dos quais os discípulos entram para receber os ensinamentos de Quíron.
O pergaminho que o Centauro segura na mão esquerda é o da Lei, a palavra escrita que, por meio da revelação, comunica a vontade divina.






TARÔ EGÍPCIO

O HIERARCA

- Recipiente recebendo gota de óleo: captação de conhecimentos superiores. O masculino e o feminino – é símbolo da integração, do equilíbrio da união dos opostos.
- Ideograma He: representa a balança, justiça celestial, leis do karma.
- Máscara negra do chacal (ANÚBIS) Supremo Juiz Celestial – Deus da Magia e Deus da Química. Suprema Piedade e Suprema Impiedade da Lei. Conhecimento oculto e o segredo da preservação as vísceras.


- Dois triângulos unidos por uma barra: balança das energias representa as leis da justiça celestial, ação e reação, karma e darma, a causa e o efeito.
- O deus chacal (Anúbis) chega neste plano com suas orelhas. É esse deus que organiza o trabalho dos escravos. Representa o feitor, o realizador, o arquiteto. 



ENAMORADOS / NAMORADOS (6)




TARÔ DE MARSELHA

- Indeciso quanto à escolha, um jovem está em pé entre duas mulheres. A da direita simboliza o amor espiritualizado, a sabedoria. A da esquerda representa à sensualidade, o desejo, a força instintiva.
- As mulheres representam à mãe e a amante, a virtude e o vício, o Amor Universal e o Amor Humano, a razão e a paixão, à vontade e a vaidade, o bom senso e a presunção, a “decisão de abandonar a casa dos pais”.
- Um anjo, Cupido ou Eros, indica que uma decisão dever ser tomada, mas a vontade deve ser fortalecida.
- Arcano das responsabilidades.
- Quando o caos converte-se em harmonia trazendo a sua solução.
- O numero 6 representa a Estrela de David ou Selo de Salomão, estrela de 6 pontas. Este símbolo é formado por dois triângulos que se cruzam e se entrelaçam com o maior equilíbrio. São Mente Divinas e a Mente Humana que se interpenetram em harmonia e juntos tem um centro comum que é o sete (triângulo para cima = representa o masculino, o fogo, a evolução), (triângulo para baixo = representa o feminino, a água, a involução dar e receber).







TARÔ MITOLÓGICO

PÁRIS
Hera, esposa e porta-voz de Zeus, oferece o globo do mundo, que representa a autoridade terrena e a perspectiva ética de Zeus, o Imperador.
Atena oferece uma espada, que encontraremos mais tarde no Naipe de Espadas e simboliza o poder afiado da mente, a visão aguda e a assertividade que pertencem à esfera mental.
Afrodite oferece o cálice do amor que encontraremos no Naipe de Copas, que é um símbolo de relacionamento. 







TARÔ EGÍPCIO
A INDECISÃO

- A deusa Neith, deusa da guerra, portando um arco e flecha. Considerada alto procriadora, virgem tendo concebido Rá. Protegia as mulheres e a arte domestica. Representa a sagacidade e a ciência. Seu emblema era a ovelha. Como o cupido é o símbolo da conexão entre o que a pessoa deseja e a possibilidade da realização. Simboliza o envolvimento, o amor.
Ele está com os pés no passado e com os braços cruzados, numa atitude de não agir. A cabeça voltada para o lado direito, olhando para o futuro. Do lado dele duas mulheres, uma representa a mãe e a outra a noiva, ele está na passagem da família constituída para a constituição de sua própria família, o casamento. Esta cena mostra a passagem da adolescência para a idade adulta. No Egito a mulher casada aparece com os seios de fora e a virgem com os seios transparentes. Por isso o cupido, o que também é uma figura mitologia, aponta a mulher jovem. Ela é o símbolo do livre arbítrio, do homem poder escolher o seu caminho. O que está determinado no homem não são os fatos que vão acontecer no seu caminho, mas sim os seus dons.
- Um menino com os pés no ápice de uma pirâmide: os egípcios construíram as pirâmides com o objetivo de captar energia. Com esse cruzamento de linhas formavam captadores de energia, concentrando-a na pirâmide e através da pirâmide invertida emanar força para a terra, como se ela fosse capaz de fertilizar o solo.


CARRO (7)







TARÔ DE MARSELHA
- Um conquistador coroado de pé, em um carro triunfal, puxado por dois fogosos cavalos. O conquistador é o Mago, coroado por sua coragem e domínio das forças divergentes (cavalos).
- A Coroa representa que o Arcano é mental.
- O Carro é um veículo de poder, de conquista, em que podemos viajar pela vida.
- Os Cavalos representam à união do positivo e negativo, conflitos existentes nos seres humanos.
- O número SETE é sagrado. De acordo com a doutrina antiga o homem é composto de sete propriedades que estão sobre a influência de sete planetas.
- No Gênesis o processo alquímico passa por sete estágios de transformação, são sete dias da semana, sete vacas gordas, sete dias da criação, sete metais, etc. Na filosofia oriental, há a lei Sétupla da harmonia divina – são sete chacras principais.







TARÔ MITOLÓGICO
ARES
O cenário deserto pelo qual Ares passa não tem água, uma imagem que demonstra a falta de sentimentos e de relacionamento no qual dominam os impulsos agressivos. Entretanto, Ares e Afrodite têm uma mútua atração, como se os instintos de conflito e de relacionamento estivessem ligados de alguma forma.
A lança de Ares forma o tradicional símbolo do masculino, uma imagem de poder fálico e de potência, tanto no homem quanto na mulher.

Os cavalos branco e preto, como as duas colunas na carta da Sacerdotisa, refletem o potencial para o bem e para o mal contido no instinto agressivo.






TARÔ EGÍPCIO
O TRIUNFO / O CARRO DE OSÍRIS

- Duas esfinges: duas polaridades – proteção espiritual.
- Rodas invadem o plano físico: o mental gera movimento no físico.
- Cobrindo a carruagem, o disco solar alado, invadindo o Plano Mental – é o deus Uatchet – do olho, na forma já de serpente, com as asas do pássaro que levava as informações ao deus Rá. Ela simboliza uma proteção de Rá e o estimulo a evolução do deus Uatchet. A pessoa vai conquistar a integração que faltava para promover a transformação que a impedia de se realizar.
- A roda da briga, passa para este plano, é o símbolo da ação e realização do Hierarca, movimento que conquista um objetivo. Osíris dentro do carro representa os quatro primeiros arcanos do Tarô. Ele tem na mão o bastão do poder, que é uma coluna com uma pirâmide na ponta, é o símbolo do poder sobre a sua própria alma. No lado direito, a espada que simboliza a missão. As potencialidades que determinam a missão do homem perante a sociedade. Os desejo e impulso de superação.
- As duas esfinges que protegiam a entrada dos templos representam o Sol nascente, uma negra e outra branca, olhando para os dois lados: passado e futuro, significando a percepção do sentido da evolução. 




JUSTIÇA (8)



TARÔ DE MARSELHA
- Uma mulher com convicção firme, sentada num trono imponente e sólido, com uma coroa de ferro na cabeça.
- Sua espada levantada para o céu, para manter as decisões fieis ao espírito, é símbolo de sua severidade. É um sinal de proteção para os bons e ameaças para os maus.





 

TARÔ MITOLÓGICO
ATENA
O piso xadrez em branco e preto sugere a capacidade da mente para integrar tanto à luz quanto à escuridão em um padrão ordenado e coerente.
A coruja é o pássaro de Atena, que reflete a clareza de visão, pois ela enxerga e caça a sua vítima na escuridão da noite.
A balança simboliza a capacidade de pesar uma coisa em comparação à outra para chegar a um juízo imparcial. Na Mitologia Grega, dizem que Atena inventou o primeiro júri humano.







TARÔ EGÍPCIO
A BALANÇA DA CONSCIÊNCIA

- A deusa Maat sempre sentada sobre esses degraus. Tem as mãos a balança que simboliza a justiça, o poder da pessoa promover a realização dos seus dons. Mostra que está centrada naquilo que ela quer fazer, pois quando realiza os seus dons, será gratificado. Tem as mãos a espada símbolo da missão e a balança que pesa o poder e a prosperidade.
- A colina primordial simbolizada pelos três degraus ela representa a origem do universo. Estes degraus representam todos os mundos. Dos Mortos, dos Homens e dos Deuses, como corpo, mente e espírito.


 
EREMITA (9)




TARÔ DE MARSELHA
O Eremita representa a vitória espiritual sobre a matéria.
Homem velho: passivo.
Homem está em pé: ativo.
Um ancião envolto em um manto escuro simbolizando discrição e austeridade.
Sabe os maçons, que é preciso estar coberto para trabalhar. O manto representa serenidade.
Segura na mão direita a lâmpada do espírito de luz interior, conhecimento das ciências ocultas, ele representa o símbolo dos Iniciados.
A mão esquerda apóia-se no cajado que representa o poder, o saber mágico.
A voz da experiência, o tempo (Senhor de tudo).
Arcano do conhecimento e todo conhecimento deve ser usado para o progresso. 





 
TARÔ MITOLÓGICO
CRONOS
A lanterna que Cronos carrega é a luz da percepção e do conhecimento, angariados pela solidão e pela paciente espera que a carta do Eremita implica.
O corvo é o pássaro de Cronos, pois se acredita que seja a encarnação do espírito do velho rei que morreu para abrir caminho para o novo ciclo.
A lâmina da foice em forma de crescente também representa a Lua, doada a Cronos por sua mãe Gaia, simbolizando as eternas flutuações e os ciclos do tempo.







TARÔ EGÍPCIO
O ERMITÃO

- Aton, o deus que traz a energia vital, o deus único de Akenaton. Os raios sobem para o sol e não são projetados por ele, mas como se o Eremita estivesse promovendo a luz.
- Ele tem nas mãos um cajado e a lamparina. O cajado é a base, a estrutura. A palmeira atrás dele, no lado do passado indica que ele está deixando o deserto, saindo do isolamento. O sol, coberto pela tempestade de areia, simboliza a luz que estava encoberta.
- O Eremita está à procura de si mesmo.







 
Fonte:
- "Tarô Mitológico" - Juliet Sharman-Burke e Liz Greene

- “La Cabala de Preciccion" – J. Iglesias Janeiro


- “Tarot Egípcio - A jornada do Ser" - Nelise C. Vieira

0 comentários:

Postar um comentário

Namaste!
Seus comentários alegram nosso alma.